O embrião da GÊNESE originou-se da grande crise da engenharia brasileira nos anos 80, conhecida como a década perdida. Já prenunciando essa crise, a Geotécnica, então uma das grandes consultoras do país, pioneira na construção de barragens, diminuiu drasticamente o tamanho do seu escritório em Salvador, já no final da década de 70. Deste local saíram 6 engenheiros especialistas em estruturas de concreto: dois seniores com mestrado, duas engenheiras de nível médio e duas juniores, todas formadas profissionalmente pela empresa, desde o estágio.

Esse grupo dividiu-se exatamente em 2 , já que a divisão ocorreu nos 3 níveis de experiência. Um grupo migrou-se para a área industrial e o outro se transferiu para a Tecnosan, assumindo a responsabilidade pela execução do projeto das estruturas do Sistema Adutor Pedra do Cavalo, previsto para abastecer a cidade de Salvador com mais 21m3/s de água, em 3 etapas de implantação.

Essa equipe participou de todas as fases do projeto e do acompanhamento da construção da 1ª etapa da obra, fazendo da década de 80 um ganho e não uma perda. No começo de 1991, finda a tarefa, esses mesmos 3 engenheiros fundaram a Gênese Engenharia Ltda., criando uma empresa que já nasceu sob o comando de profissionais experientes e perfeitamente integrados.